-
Arquitetos: KASA DESIGN COLLECTIVE
- Área: 630 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:studio f8, Karthikeyan.N
-
Fabricantes: Aspire Aluminium LTD, Kohler, Kone, Nexion
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aniketana está localizada em uma área residencial tranquila, em um terreno voltado para o norte com uma frente de 12 metros e 18 de profundidade. A árvore existente na entrada foi mantida, pois traz a natureza ao espaço, além de servir como uma barreira e tela, criando uma sensação de separação e privacidade para o local. Para gerar uma hierarquia e priorizar a privacidade, a casa é dividida em quatro níveis principais e sobreposta verticalmente: o nível de entrada, o espaço familiar, as áreas privadas e a suíte master. Entramos no térreo através de um jardim que nos leva à sala de estar e ao home theater. A área de serviços está discretamente localizada nos fundos.
O primeiro andar da casa, acessado por escadas ou elevador, é composto pelas áreas de estar, jantar e cozinha, que foram projetadas para se tornarem um vasto espaço aberto singular, sem paredes divisórias que interrompam o fluxo. A capacidade de ver as paredes periféricas, frontais e posteriores, neste nível torna o ambiente mais arejado e conectado, ao mesmo tempo em que proporciona uma maior sensação de fluxo e funcionalidade, recebendo o apelido de "estar infinito" dos clientes. Outros espaços de apoio e o lavabo estão discretamente escondidos da visão principal.
O pátio triplo ao lado da área de jantar e do deck frontal, aprimora ainda mais a sensação de amplitude, fazendo a área parecer maior do que seu tamanho real. A cozinha em ilha, que foi recriada da casa anterior, é uma característica central deste espaço e é um centro para as atividades diárias. Este nível é o coração da casa, onde os moradores passam a maior parte do tempo. O segundo andar da casa apresenta um lounge privado que tem vista para o pátio triplo, proporcionando uma atmosfera calma. O quarto principal é ladeado pelos quartos das filhas e pelos quartos de hóspedes. Cada quarto tem uma conexão com o exterior, com uma vegetação exuberante visível desde dentro.
O terceiro andar abriga a suíte master, que apresenta amplo espaço para os armários e luxuosos banheiros. A área de estar privada, situada em frente ao quarto, tem um espaço designado para meditação. O próprio quarto é ladeado por um pátio verde de altura tripla de um lado e um grande deck recuado de 4,5 metros de profundidade na frente, que enfrenta uma majestosa árvore e oferece um refúgio tranquilo com vistas naturais, sem comprometer a privacidade. O deck recuado reduz efetivamente a escala do volume desde o lado de fora, conferindo-lhe uma aparência mais residencial. Este espaço sereno e pacífico é o local perfeito para o casal começar o dia, desfrutando de um momento tranquilo juntos antes de descer para iniciar sua rotina.
A escolha do material foi pensada de maneira a complementar a vegetação. A estrutura bruta da casa foi utilizada como está, com adições mínimas. Uma laje de 23 cm cria os espaços sem pilares. Para disfarçar a espessura da laje na fachada, um detalhe foi incorporado junto com floreiras, fazendo com que ela pareça mais fina. A combinação de ranhuras entre os planos de concreto verticais e horizontais cria uma sensação de leveza e interesse visual, que ajuda a contrabalançar o peso criado pelo volume do material. Certos detalhes surgiram de experimentações durante o processo de remoção da fôrma do primeiro conjunto de pilares de 2,7 metros, onde a beleza do material inspirou os detalhes do projeto.